segunda-feira, 31 de maio de 2010

Viagem ao RJ - Visita ao PROJAC - GLOBO


Creio que todos devem saber, que na última quinta-feira (27/05) um grupo de estudantes do Curso de Comunicação, aqui da UNISC, embarcou em uma viagem para conhecer o complexo do PROJAC – Globo, no Rio de Janeiro.

Por isso, gostaria de deixar aqui registrada esta viagem, pois Eu (Clarissa), a Cassi, a Vanessa e a Jú, alunas desta disciplina, tivemos o privilégio de fazer parte deste grupo.

O que posso dizer desta viagem, é que com certeza, superou todas as expectativas de cada um de nós que pode ali estar presente.

Diferente do que muitos de nossos colegas pensavam, que a viagem teria muito glamour e celebridades, posso afirmar que foi muito mais que isso. Tivemos uma oportunidade ímpar, proporcionada pelo nosso curso. Apenas 5 mil alunos de todo o Brasil, conseguem esta visita por ano. Isso significa, que ultrapassamos o eixo, RJ/SP, e adentramos ao complexo desta grandiosa fábrica de sonhos. Para muitos pode parecer que foi uma simples viagem, ou uma simples visita, mas digo a vocês colegas, não temos como explicar em palavras a grandiosidade deste momento. É como se, a rede Globo, nos tivesse relavado um sistemas de organização, que para nós pareciam ser segredos guardados a sete chaves.

Tivemos a oportunidade de entender como funciona, a organização da Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. Vimos a Globo não apenas como uma fábrica de sonhos e de glamour, mas também como uma grande empresa organizada, séria e com responsabilidade social e ambiental.

Detalhes poderemos contar ao decorrer das aulas e dos encontros, queria mesmo era deixar aqui resgistrado o meu MUITO OBRIGADO a coordenação e aos professores do curso de Comunicação Social da UNISC que não mediram esforços para que esta viagem fosse inesquecível, tanto pelas lindas paisagens quanto pelo grande aprendizado que podemos acrescentar a nossas bagagens. Deixo aqui a dica: “quando aparecer este oportunidade novamente, se possível NÃO PERCAM!”



Itália de Passione



Malhação


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diálogos

Olá!
Uma fala para além do futebol. Juca Kfouri trouxe ontem à noite, por oportunidade do Diálogos Universitários, uma visão bem ampla sobre o esporte - que tratou como "o mais democrático" - e o Brasil como sede da Copa do Mundo. Confesso que esperava um pouco mais de relatos sobre sua experiência como profissional de jornal, online, televisão... enfim, um pouco mais de como acontece o trabalho de jornalismo esportivo (mesmo sabendo que sua fala não seria direcionada apenas para acadêmicos de Jornalismo). Mesmo assim, acredito que foi muito válida a nossa participação, ouvindo sobre as dificuldades do início de carreira do Juca, com histórias engraçadas até, e sua visão, sua crítica, sua opinião. Enfim, pelo menos para mim a palestra serviu para reforçar o quanto nós, como futuros Jornalistas, temos que ter conhecimento de mundo, saber História, Geografia, conhecer jargões, culturas... um pouco de tudo e andar sempre antenado!!!

domingo, 16 de maio de 2010

Desconfie!

Com a pulga atrás da orelha! É, é assim que estou me sentindo agora. E essa não é a primeira vez que tenho esta sensação. Acho até que estar com a pulga atrás da orelha faz parte do jornalismo. E não devo estar enganada... hehehe

Em tudo o que faço, e especialmente buscando a formação de jornalista, costumo me cobrar bastante. Busco críticas construtivas e quanto mais faço isso, mais me surpreendo. Por isso é muito bom contar com a visão e a cobrança de professores, acompanhar o trabalho de colegas de curso e também aprender com a experiência de colegas de trabalho. Digo isso porque coisas que antes passavam batidas agora me chamam a atenção, da mesma forma como estou aprendendo a ter novos hábitos e ser mais crítica com os programas que assisto e com as coisas que leio. Afinal, não dá pra aceitar passivamente tudo o que nos dizem ou mostram, não é? A constatação não é nova para mim, acredito que nem para os colegas, mas me pareceu muito mais evidente depois de produzir e avaliar minha primeira nota coberta... parecia que estava tudo certinho, mas agora tenho certeza que pode ficar muito melhor quando a pulga está lá, te deixando desconfiado!

Bom, pra finalizar, espiem o que nossos colegas da disciplina de Produção em Tele I andam fazendo: www.programajovempontocom.blogspot.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

A escolha certa



Sei que esse blog é direcionado ao telejornalismo especificamente. Mas, como não tenho blog pessoal, preciso deixar meu registro aqui sobre a palestra de Fernanda Zaffari, hoje pela manhã, na Unisc. Eu estava no grupo que fez a cobertura do evento através do twitter. E foi muuuito bacana participar. Em meus quase dois anos de faculdade, essa foi a primeira palestra onde foi visível o interesse e a ligação dos alunos com a palestrante. Fernanda contou sua trajetória profissional, as ideias e atividades que desenvolve de uma maneira que nos incentivou ainda mais a continuar nessa área. Ao menos para mim, a manhã foi extremamente produtiva. Gosto bastante do telejornalismo por desde o primeiro semestre ter um contato maior. Mas, Fernanda relatou o quanto podemos interligar as diferentes mídias. Na ligação da tevê, rádio, impresso e internet. O trabalho que ela desenvolve é inspirador e fazer a cobertura para o site da Zero Hora foi muito bom. O contato com acadêmicos de comunicação de universidades como UFRGS, UNIJUÍ e UNICRUZ está sendo muito bacana. Trocamos ideias e incentivamos uns aos outros nas coberturas. Enfim, posso dizer que a cada dia tenho mais certeza de que estou no lugar certo. Agradeço ao curso de Comunicação Social da Unisc e aos veículos de comunicação que incentivam nossa futura profissão. :)

A verdadeira liberdade de imprensa precisa avançar no Brasil

Neste 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Federação Internacional dos Jornalistas promove uma campanha mundial de encaminhamento de mensagens ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadenijad, clamando pela libertação de cerca de 30 jornalistas que permanecem na prisão desde junho passado. No Brasil, este 3 de Maio fica marcado como o primeiro ano, após décadas, em que nosso país figura entre os poucos que não dispõem de legislação específica para regular a plena liberdade de imprensa, após duas decisões do Supremo Tribunal Federal.

A matéria foi publicada ontem pela Fenaj, mas vale o registro pela pertinência do assunto.