sexta-feira, 11 de junho de 2010

Uma nova perspectiva


Entrevistar, redigir texto, produzir imagens. Tudo parece absolutamente atingível (não sei se seria bem essa a palavra) para quem escolhe o mundo da Comunicação Social. Teoricamente é perfeito. Mas é só na prática que os desafios se impõem, as dificuldades e os medos criados quem sabe até pela própria cabeça, tem que ser superados. E é assim que, pelo menos para mim, o aprendizado se torna cada vez mais fascinante.

Impresso, rádio, web, tele, foto, assessoria de imprensa... quantos caminhos para seguir. Cada um com seus fascínios e surpresas. E confesso que o telejornalismo é para mim uma nova perspectiva... e quantas surpresas vem embutidas com esse jeito de apresentar o 'mundo' aos telespectadores.

Digo isso para contar um pouco do que foi a produção da reportagem para o nosso primeiro tele. Escolher o assunto, definir as funções, encontrar o foco e o case ideal, agendar com as fontes, marcar horários... nossa, quanta coisa. Tudo certo até o dia marcado para a gravação. Eu, repórter, foca, ansiosa... como conseguir fazer uma boa passagem sem saber ao certo o que resultaria de assunto nas entrevistas. Com o texto decorado, fomos para a rua. Lembrando das orientações em sala de aula e com boas dicas do Élio, deu tudo certo e nosso vt está editado (ufa). Sim, depois de alguns problemas... como por exemplo o secretário de obras desmarcar 15 minutos antes do horário agendado para a entrevista e praticamente se esconder (sim, isso mesmo!), deu tudo certo! É isso o que nos espera lá fora! Mas, como diz o comentário feito por uma amiga no orkut nesta foto do making of (feito pela Gi) da nossa reportagem: "isso é jornalismo!".

4 comentários:

  1. Jaque:

    Poucas vezes vi um aluno ser tão preciso ao falar sobre as dificuldades da prática profissional, este mundo tão desconhecido dos leigos e tão intensamente vivido por nós jornalistas. O interessante é que são exatamente estes desafios da nossa profissão que a tornam ao mesmo tempo tão sedutora. Lidar com gente, com os imprevistos, com temas tão surpreendentes e tocantes.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Profe, a verdade é que amo isso tudo... aprender, superar desafios, desvendar as pautas. E como tenho a sorte de já estar inserida no mercado de trabalho, procuro sugar ao máximo as oportunidades que tenho de me aperfeiçoar, de ser uma profissional melhor. Só sinto não conseguir participar dos projetos e atividades extras sala de aula... mas, por outro lado, tenho certeza que também ganho muito com a experiência de trabalho, ainda mais tendo como colegas pessoas que já passaram pela Unisc e são muito parceiras. De verdad, sei que todos os dias vivo a teoria aliada à pratica!

    ResponderExcluir
  3. Essa minha colégia é MARAAAAA... escreve super, mega bem, ainda bem que é do meu grupo de TELE...ehhehe, que orgulho colega, PARABÉNS!! Soubeste expressar o sentimento e os pensamentos de todas nós do grupo!! Tô amando tudo isso, essa produção de Tele tá d+!!

    Com certeza vocês todos ficarão gravados no meu coração turma!! \o/\o/\o/

    ResponderExcluir
  4. Nossa Clarissa, obrigada, de coração... acho que esse momento de inspiração teve muito a ver com a nossa sintonia em torno do trabalho. Nos envolvemos de verdade! Tu é MARA, o grupo é MARA! E, da mesma forma, digo que vcs vão ficar morando no meu coração pra sempre. Bjo amiga!

    ResponderExcluir