segunda-feira, 4 de julho de 2011

A PAUTA NO TELEJORNALISMO

A pauta é fundamental em qualquer veículo de comunicação. É a partir dela que se constrói o noticiário. Na maioria das vezes, ela depende de algo factual. Porém, em muitos casos, o factual não tem o atrativo necessário para prender o telespectador. Por isso, alguns critérios devem ser observados, como por exemplo, o público alvo e o impacto que a reportagem pode causar.
Como surgem as pautas? Uma pauta pode ter diversas origens, desde uma conversa no bar, um telefonema, e-mail ou até mesmo em uma caminhada rotineira do jornalista.
Quanto mais rara for a possibilidade de ocorrência, maior o interesse do telespectador pelo assunto. Levar a informação até o ambiente do telespectador, de forma que ele se identifique com o que ocorreu é uma das melhores maneiras para segurar a atenção do telespectador, isso causa certa proximidade de quem assiste, com a matéria que foi abordada.
Ao preparar uma pauta, é importante que o profissional preste atenção às diferenças cada vez mais significativas entre a TV aberta e a TV à cabo, onde o público possui uma grande variedade de canais e programas. O importante é que o repórter encontre uma maneira atraente de apresentar a notícia, de forma clara, aprofundada e o mais imparcial possível, para que todos possam ver e entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário