quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Olhos fechados para a América Latina!

Há muito se sabe que a Globo é uma das mais hegemônicas e influentes redes de televisão do país, desde o seu início até os dias de hoje. E dentro da sua conduta de levar ao seu público a verdade, a imparcialidade e a factualidade, foi-se instalando ao longo do tempo diversas afiliadas por todo o Brasil, com o intuito de aproximar uma região da outra. Sentindo a necessidade de informar ao seu telespectador também o acontece fora do país com mais rapidez e credibilidade, foram implantados alguns escritórios para abrigar os seus correspondetes internacionais em diversos lugares do mundo, como: Nova York, Londres, Paris, Washington, Roma e até mesmo Jerusalém.

Até aqui, tudo certo. Porém, se pararmos para refletir, veremos que não existe nenhum, eu repito, NENHUM correspondente internacional afixado nos países da América Latina. (Para não ser injusta, lembro que foi sim criado um escritório em Buenos Aires, mas que havia um único repórter em exercício que fazia as imagens, o texto, editava e mandava as matérias pela internet de seu próprio apartamento.) E aí nos questionamos, por quê dar as costas aos países vizinhos? Será que eles só servem como mecanismo de compra e venda de telenovelas?

É exatamente sobre isso que se trata o artigo "América Latina: um território pouco explorado e ameaçador para a TV Globo", de Edgard Rebouças e que pode ser encontrado no livro "Rede Globo - 40 anos de poder e hegemonia". Segundo o autor, o capítulo tem a pretensão de lançar um olhar sobre a não-hegemonia da Globo. "Ao menos em uma área: essa complexa, desconhecida e culturamente rica América Latina não foi dominada pelos senhores do Jardim Botânico, pois nem sequer tentaram".

Por quanto tempo ainda essa situação será mantida?
Se a Rede Globo continuar com sua conduta de "vista grossa" em releção aos nossos vizinhos, corre o risco de perder espaço e audiência para eles, que se fortalecerão com parceriais de outras corporações transnacionais.
É a sua hegemonia e os seus 40 anos de poder que vão por água abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário