quinta-feira, 25 de março de 2010

Digno de nota




Essa semana as pessoas pararam para acompanhar o julgamento do casal Nardoni, acusados pela morte da menina Isabella, há dois anos atrás. Com isso a programação dos telejornais brasileiros estão todos voltados para o caso: tentam a melhor imagem, a declaração mais polêmica.


Tenho acompanhado a cobertura da Rede Record, e ontem, no principal telejornal da emissora, uma repostagem me chamou a atenção: uma cobertura da cobertura. O repórter mostrou a dificuldade do trabalho jornalístico, as pessoas se "esmagando" para conseguir uma palavra dos advogados, tanto de defesa, quanto de acusação. Valia de tudo, escada, bancos, árvores, ou qualquer outra coisa que de alguma forma facilitasse o trabalho dos fotógrafos e cinegrafistas. Gostei bastante da proposta do Jornal da Record, mostrar um outro ângulo do julgamento mais esperado do ano. Enquanto a maioria se preocupa em mostrar as principais pessoas envolvidas no júri, alguém teve a interessante idéia de falar sobre aqueles que levam diarimente as informações para a casa das pessoas.

Um comentário:

  1. Também gostei dessa abordagem. Em geral acho o jornalismo deles um tanto sensacionalista... Mas é bem interessante mostrar para as pessoas que sem esse esforço de quem trabalha para dar a notícia, pouco chegaria a todas as casas diariamente. E não me refiro apenas à repercussão do julgamento dos Nardoni. Fazer notícia todos os dias exige muito de quem escolha essa vida, mas é gratificante.

    ResponderExcluir