terça-feira, 23 de março de 2010

Walmor Bergesch lança “Os Televisionários – 50 Anos TV no Sul”


Com iniciativas de protagonista e olhos de testemunha, Walmor Bergesch acompanhou toda a criação e o desenvolvimento da televisão no Rio Grande do Sul. Essa posição privilegiada deu origem ao livro “Os Televisionários – 50 Anos TV no Sul”, que Walmor lançará no dia 24 de março, a partir das 19h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (RS). É uma publicação de arte, com texto documental e muitas imagens – garimpadas no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, nos acervos pessoais dos depoentes e nos arquivos especializados da mídia – que relata toda a epopeia de cinco décadas da consolidação do meio televisivo.


Walmor participou ativamente de tudo, conquistando os principais postos executivos das redes locais e nacionais. “Vivenciei a introdução das redes, os processos de veiculação em cores, a implantação das TVs comunitárias, por cabo e satélite, chegando ao sistema digital e de internet”, explica o executivo onisciente e onipresente quando o assunto é televisão a partir de 1959.


Entre os temas abordados no livro, figuram os primeiros tempos, com a chegada do videotape, a publicidade descobrindo o novo veículo, histórias saborosas sobre os artistas e os ídolos, o telejornalismo investigativo e outros momentos marcantes. Exatamente pelo trânsito entre profissionais e personalidades, Walmor também reuniu dezenas de entrevistas e depoimentos de personalidades como Carlos Schroeder, Paulo Sant'Ana, Célia Ribeiro, Chico Anysio, Tania Carvalho, Adelino Colombo, Paulo Vellinho, Jayme Sirotsky, Maria do Carmo, Lauro Schirmer, Otavio Gadret, Sérgio Jockymann e Fernando Ernesto Correa. O prefácio é de Alexandre Garcia.


Houve, ainda, colaborações significativas, os textos de escritores como Luis Fernando Verissimo, Charles Kiefer, Claudia Tajes, Luiz Augusto Fischer e Fabrício Carpinejar, que criaram pequenos contos e crônicas para a abertura de cada um dos 11 capítulos do livro sobre o olhar e a consciência do telespectador. "Uma experiência inédita e criativa", completa Walmor. O projeto do livro foi aprovado junto à Lei Rouanet do Ministério da Cultura.


Fonte: Comunique-se. O portal da comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário