Chatô
Assis Chateuabriand Bandeira de Melo, conhecido por Chatô, entrou os anos 50 dividido entre a campanha presidencial, a consolidação do MASP, Museu de Arte de São Paulo ou a realização de um grande sonho:trazer a televisão para o Brasil.
Quando se espalhou a notícia de que o Brasil entraria para o mundo tecnológico da era da Tv e que seria a quarta estação de televisão do mundo e a primeira da América Latina, Chatô na verdade, já estava com o projeto todo pronto.
Tirou os colegas do campinho de futebol no pátio do Diário Associados e foi demarcando o local para a futura obra da Tv.
Foi até os Estados Unidos para fechar o contrato e se deparou com a TV em cores, na mesma hora rasgou o contrato e exigiu que levaria esta modernidade para o Brasil. Mas o responsável
lhe explicou que a TV colorida era apenas um experimento e que custaria a chegar nos lares.
Tiveram então o trabalho de digitar todo o contrato e só anos mais tarde a TV em cores chegou a nós brasileiros.
Quando os técnicos americanos chegaram para a instalação dos estúdios,foi perguntando quantas pessoas já tinham o aparelho de TV e para espanto deles,foi dito que nenhum brasileiro ainda a possuía . Então Chatô resolveu encomendar 200 aparelhos,mas a resposta foi de que levaria uns 2 a 3 meses para chegar até aqui, devido a parte burocrática. Não deu outra, ele pediu que viessem aparelhos contrabandeados. Deu uma de presente a sua secretária, e outra ao presidente Dutra .
A inauguração da televisão no Brasil aconteceu no dia 18 de setembro de 1950 com o nome de TV TUPI.
Tudo foi preparado para nada sair errado naquele dia.Mas saiu.
Uma das 3 câmeras parou de funcionar, acredita-se que o Frei ao derramar água benta tenha estragado uma delas, resolveram então a trabalhar com as duas restantes, mas os atores tinha ensaiado para atuarem nas três. Foi tudo improvisado.Mas no final deu tudo certo.
Este é um resumo do capitulo 29 do livro”Chatô O Rei do Brasil”de Fernando Morais que nos conta como foi a chegada da televisão ao Brasil.
Vania:
ResponderExcluirComo as personagens que conhecemos na vida real e nos livros, vemos que Chatô traz a complexidade de qualquer ser humano com suas nuanças mais propositivas e outras nem tanto.
bj