quinta-feira, 3 de março de 2011
Como se corrige um erro no vivo?
Estou apenas começando a primeira cadeira de telejornalismo e posso até estar enganado, mas sempre imaginei que uma das preocupações de estudantes da área e profissionais com pouca experiência seja a hora de fazer uma entrada ao vivo. Talvez nem tanto pelo momento em si, mas pela possibilidade de algo sair errado.
Nesse caso, como reagir? O que falar? O que fazer? Olhar para a câmera? Para o papel sobre a bancada? Para alguém que esteja coordenando a eventual externa? Sei lá. Eis uma das coisas que confesso estar curioso pra descobrir.
Enquanto isso, deixo aqui um exemplo que não deve ser novidade pra muita gente, mas mesmo assim me parece válido. No fim de fevereiro os ilustradores - ou seja lá o nome que se dá a essa turma - do Jornal Nacional colocaram naquele telão lá do fundo da redação, que por sua vez faz parte do cenário, a bandeira do Líbano ao invés da bandeira da Líbia.
O editor-chefe William Bonner reagiu com bom humor, contornando inteligentemente o problema. Na volta de um comercial ele olhou para a esposa e companheira de bancada e tascou: "Fátima, que bandeira é aquela ali atrás?" "Do Líbano", responde ela após virar-se para trás. Ele explicou a falha e pronto, seguiu o barco. Simples, né?! Sim, pra ele...
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIgor:
ResponderExcluirBem vindo ao blog. Boa discussão proposta por ti. Alguns erros, de fato, exigem correção imediata, enquanto para outros o melhor mesmo é nem tocar no assunto.
O profissional responsável por isso no telejornal é o editor de arte.
Mas, para falar a verdade não vi a bandeira...
bjs
Nada como o senso de humor para sair de situações enbaraçosas!!
ResponderExcluirPena que não assisti essa reportagem.