quinta-feira, 31 de março de 2011
A audiência do JN caiu. A da TV também
Na coluna TELEJORNALISMO EM CLOSE, Paulo José Cunha fala da queda da audiência nos programas da globo e das demais emissoras. E aponta e desenvolve indícios para o fator. Ao final revela a sua opinião. Segundo ele, o causador da queda da audiência é a internet.
A primeira explicação é a de que a gestão Ali Kamel/William Bonner seria ruim e empurrar o mais importante telenoticioso da América Latina para o ralo da audiência. Outros dizem que a audiência teria migrado para atrações mais populares como o CQC. Outra hipótese seria o alinhamento do JN com os setores mais conservadores.
Em certo momento do seu texto, Paulo relata que para ele nenhuma das explicações é convincente.
“O que explica mesmo a queda de audiência do JN chama-se internet. Minha filha tem 18 anos, estuda Cinema e História, e não assiste ao JN, informa-se pelos sites e blogs. Ela e um pedaço grande da torcida do Flamengo. O nome disso é fu-tu-ro. Ou presente, se quiser. A queda de audiência do JN guarda relação direta com a queda de audiência da televisão como um todo, em escala planetária.”
A internet é uma inovação que balançou com as estruturas dos telejornais e com a televisão como um todo. Mas, os primeiros fatores contribuem para consolidar uma queda tão significativa. Pois, o Jornal Nacional é um dos ´programas' que mais perde audiências nos últimos anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tendencioso, mostra só a opinião dos filhos do Dr. Marinho, emprega só jornalistas Pit Buls, não combina com a opinião do povo. Assistir prá quê?
ResponderExcluir