Com a Copa do Mundo de 1974, a venda de receptores coloridos finalmente coloca o Brasil no mundo da tevê em cores. Pela primeira vez, a maior competição de futebol do mundo podia ser conferida sem confundir jogadores com o juiz, nem com a equipe adversária por não ter como identificar a cor da camisa.
O que na Copa de 70 era uma aventura assistir o Pelé numa televisão em preto e branco, com chuviscos e a bola e os jogadores se confundindo, em 74, obter uma tevê ficou mais próximo e teve um maior alcance da população. Este foi um marco não apenas na história da televisão no Brasil, como na vida dos brasileiros que aos poucos adquiriam os aparelhos e conversores e assim, tornava o jogo mais real. Lembranças como essas marcaram a infância de Elton Felipe Etges.
Admirador do futebol desde criança, com 11 anos ele pode ver junto com o país, o verde e amarelo da Seleção Brasileira. “Naquele ano, lembro que chegou a tevê em cores e para minha felicidade a mãe ganhou uma do meu avô. Como sempre gostei de futebol, na época assistia todos os jogos que eram transmitidos”, recorda.
A tevê colorida foi inventada no final da década de 20 nos Estados Unidos, mas começou a se popularizar a partir da segunda metade dos anos 50. No Brasil, os primeiros experimentos se iniciaram em 63, com a TV Tupi de São Paulo e a TV Excelsior, e nos anos seguintes com a Globo e Bandeirantes. Mas a primeira transmissão oficial ocorreu em 1972, durante a Festa da Uva, em Caxias do Sul. Dois anos depois, já era uma realidade em muitas residências brasileiras, para felicidade dos torcedores que aguardavam ansiosamente pelo início das competições na Alemanha.
A Copa de 74...
Realizada na Alemanha Ocidental, o Brasil chegou em solo alemão com auto estima. Zagallo ainda técnico da seleção, usou a base da última copa, Jairzinho e Rivelino, mas faltava o rei Pelé, que havia se despedido dos gramados na Copa de 70, quando o Brasil se consagrou tricampeão. O Brasil não foi muito longe. A Holanda destruiu o sonho do tetra e a Seleção Brasileira terminou em 4º lugar após perder para a Polônia. “A Seleção da Holanda mesmo não ficando campeã foi a melhor da Copa. Foi então apelidada de “Carrossel Holandês” pelo esquema que utilizava na época com um futebol bonito e para frente”, destaca. O título foi para a Seleção da casa. Os alemães venceram os holandeses na final por 2 a1. O terceiro lugar ficou para os poloneses. Esta foi a décima edição da Copa do Mundo. Ah...Foi também em 1974, o primeiro confronto Brasil e Argentina. A seleção brasileira se classificou para a segunda fase superando a Escócia no saldo de gols e, apesar da vitória sobre os argentinos no primeiro encontro entre os dois países na história da Copa do Mundo da FIFA, ficou fora da final ao ser derrotada pela Holanda por 2 a 0. Por falar nisso, que tal uma final de brasileiros e hermanos na Copa do Mundo 2010?
Vem aí a TV com sinal digital. Com a Copa do Mundo de 2014,
com certeza, se encarregarão de acelerar e encurtar os prazos
Nenhum comentário:
Postar um comentário