quarta-feira, 7 de julho de 2010

O telejornalismo e as relações públicas


Você deve estar se perguntando qual é a relação entre telejornalismo e relações públicas. Também me perguntei isso quando fiz a matrícula para esta disciplina. Porém, ao conhecer um pouco mais sobre o conteúdo, pude encontrar a relação que pode ser feita.
Dentro do telejornalismo aprendemos sobre o veículo televisão e sua linguagem, sobre a notícia, o texto e as imagens deste meio. Sobre pauta e reportagem televisão, sobre a postura que o repórter precisa ter, bem como edição e a linguagem televisual.
E tudo isso pode ser lincado com uma atividade de relações públicas conhecida como media training que nada mais é do que o treinamento dado às pessoas que precisam falar bem para a imprensa.
Se você tem uma notícia importante de sua empresa e precisa comunicá-la, sabia que seu recado pode levar sua empresa ao sucesso imediato ou então a uma crise catastrófica? Por isso o media training é uma prática cada vez mais crescente nas empresas brasileiras, onde são escolhidos os porta vozes, para falarem em nome da organização.
Aí que se encontra o grande desafio, enviar a mensagem de maneira clara e objetiva usando a mídia como meio. Para isso é imprescindível não cometer gafes e ter coerência no discurso.
Nesse sentido, os conhecimentos de telejornalismo podem auxiliar bastante. Durante a disciplina aprendemos a importância da mensagem que é passada de forma verbal e da corporal, ficando então, conhecimentos bem importantes sobre comportamento e conteúdo diante das câmeras.
Assim, a tentativa de alinhar a mensagem que a empresa quer passar para a imprensa com a postura que o executivo tem, é válida e facilita também o trabalho do jornalista.

Um comentário:

  1. Adorei isso! Tanto no jornalismo como em RP, a forma de dar o recado faz toda a diferença, sim! Acho que eu tenho um pezinho lá nas relações públicas.
    Valeu colegas pela parceria de semestre!!! Boas férias!!!

    ResponderExcluir