terça-feira, 6 de julho de 2010

Lembranças das telenovelas: "Eu ficava esperando ansioso o próximo capítulo”

“ Lembro que as novelas tinham poucos atores e a exibição era de pouco tempo diário e um roteiro bem curto, não tinha tantos capítulos como as novelas têm hoje em dia. Assemelhava-se as peças de teatro e também tinha menos produção. Conseguia prender a atenção do telespectador que aguardava ansioso o próximo capítulo no outro dia e realmente, se sentia participativo na história, comovia-se”

Walpírio Glier, 47 anos
Empresário

A primeira novela brasileira exibida foi exibida em 1951.

Ao longo dos anos 50 e 60, a teledramaturgia passou por várias transformações em seu conteúdo e formato.
Nos primeiros anos, a ausência do videoteipe fazia com que elas fossem exibidas ao vivo e em dois dias por semana.

Na década de 60 , já com a possibilidade de serem gravadas, ganharam episódios diários, o que foi fundamental parra prender a atenção dos telespectadores.

Nos anos 70, as novelas viraram definitivamente um fenômeno de audiência.
Produto cultural brasileiro e extremamente bem-sucedido dentro e fora do país, as telenovelas ainda são alvo do preconceito intelectual.

Nas últimas décadas, no entanto, abriu-se espaço no acadêmico para pesquisas de forma a vê-las com olhos mais favoráveis.

Mas, independentemente da opinião dos críticos, tornaram um dos entretenimentos prediletos dos brasileiros. Uma das maiores provas disso foi a novela "Roque Santeiro", a novela que tinha sinhozinho Malta como personagem principal e alcançou a incrível marca de 74% de audiência, algo pouco visto na história da Televisão Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário